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quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Um novo ano, uma nova página a reescrever

Estamos a iniciar o ano letivo 2016-2017. Votos de um bom ano para toda a comunidade educativa.
Uma saudação especial para todos os alunos inscritos na disciplina de EMRC, extensiva a todos os pais e encarregados de educação.
Vamos caminhar juntos! Ensinar não é simplesmente transmitir conhecimentos; é também educar para os valores, corrigir, formar nos bons costumes éticos e morais. Sendo a EMRC uma disciplina opcional, com uma identidade válida e atual, apresenta-se como proposta cultural que é oferecida a todos para lá das convicções e escolhas pessoais de fé. Tem um programa delineado que leva o aluno a formar uma personalidade forte e responsável, capaz de escolhas livres e coerentes.
Quantas vezes já não fizemos a pergunta: Que horizonte de sociedade somos chamados a ir construindo, e que caminhos somos chamados a seguir? Perante esta interpelação, vamo-nos dando conta que muitos dos nossos adolescentes e jovens criam respostas e caminhos que procuram satisfazer as suas necessidades e angústias existenciais, definhando sob a perda de sentido e a ansiedade do vazio – muitas vezes desencadeando o fracasso. Tais situações são, por vezes, fruto de vivências e atitudes pouco favoráveis, que se vão enraizando e que acabam por contagiar outros. O que acontece é que, muitas vezes, passamos ensinamentos mas não ensinamos a viver os ensinamentos.
O apelo aos valores humanos e cristãos, hoje mais do que nunca, precisa de soar como um apelo a uma nova prática; a vivência dos valores precisa de ser uma resposta a um convite mais do que meramente uma resposta a algumas propostas. Assim, é preciso, pessoal e coletivamente, com coerência, redescobrir e testemunhar sinais dinâmicos e vitais que levem ao conhecimento e aprofundamento da mensagem. Se queremos chegar à meta que afinal todos nós dizemos querer alcançar, não podemos alienar-nos de que é preciso um esforço de discernimento para se deixar guiar por aquilo que vale a pena, pela vivência dos valores que perduram. A (in) disciplina e o (in) sucesso são indissociáveis, e como ninguém gosta de ter insucesso, em conjunto e interação, redescobriremos os valores que são como o fundamento da nossa esperança – o ser bem sucedido. O apelo a viver os valores que perduram passa de uns para os outros, muitas vezes, por contágio; necessitamos, pois, de elementos contagiantes, edificantes, que querem ser o “grão de areia que forma o areal”.
Neste sentido, é preciso tornar-se presente, estar atentos, lúcidos, e com espírito crítico construtivo. É certo que nem sempre se consegue o que nos propomos ou pretendemos, mas estes momentos vamos vivê-los como ocasião para viver o Kairós, o momento presente, e vivê-lo manifestando a diferença da proposta da EMRC: pontos de referência e inspiração para qualquer pessoa em crescimento e à procura de sentido. Na qualidade de docente, procurarei compreender e fazer compreender que o caminho é sempre o de cada um, na sua liberdade, com o seu ritmo de amadurecimento próprio, com o seu historial. Vem, vê e atua é sempre o nosso grande desafio.
Não posso deixar de aludir à turma do 5º A, a Direção de Turma que me foi confiada. Sabendo que os professores ficam com os papéis facilitados quando os encarregados de educação participam na vida da escola, apraz-me referir que não me pouparei a esforços para acompanhar e estimular os seus educandos em ordem ao sucesso, induzindo neles o dever de serem ‘construtores’ do seu próprio sucesso, ao mesmo tempo que também apelo ao envolvimento dos pais, pois a avaliação positiva e o sucesso só são alcançáveis pela conjugação de esforços, através de um diálogo construtivo e capaz de harmonizar as diversidades.
Procurarei que o acolhimento e a proximidade estejam no cerne da minha tarefa educativa, promovendo a socialização e a educação para os valores que a todos dignificam enquanto sujeitos e seres sociais que procuram viver no respeito e apreço pelo outro, dando testemunho e razões da esperança que nos habita.
UM BOM NOVO ANO ESCOLAR!

Isabel Almeida, Prof. de EMRC