1 – Presta atenção ao assunto da aula.
Concentra-te na matéria e naquilo que o professor ensina. Não te distraias a conversar com colegas ou com aparelhos que tenhas contigo, nem a fazer desenhos na folha…
2 – Anota tudo o que for relevante.
E usa palavras-chave com a finalidade de relembrar o conteúdo. Anotar favorece a concentração e evita o sono durante as aulas.
3 – Estuda antes que sejam marcadas as provas.
Aprender não é memorizar a matéria temporariamente, mas saber alargar os conhecimentos a partir da matéria recebida. Estudar um assunto é como chegar a uma rotunda que te apresenta várias saídas.
4 – Caso não percebas, pede ao professor para explicar novamente.
Se a matéria não ficar clara, também é aconselhável pedir aos colegas que entenderam melhor o assunto tratado na sala.
5 – Marca um horário fixo para o estudo.
Organiza e agenda o teu tempo, de modo a estudares, divertires-te, ajudares a família e/ou amigos em algumas tarefas e descansares.
6 – Estuda num local adequado e confortável.
Que seja limpo, organizado, tranquilo e bem iluminado. Evita estudar na cama, pois lugares que remetem ao descanso não são adequados ao estudo, porque podem levar ao sono e à distração.
7 – Usa roupas confortáveis.
Roupas que causam qualquer desconforto podem atrapalhar a concentração.
8 – Mantém em dia os trabalhos de casa.
Além de garantirem a aprendizagem sempre atualizada, as tarefas escolares costumam ser pontuadas, aumentando a nota final. Outra maneira de melhorar as notas é entregar os trabalhos escolares no prazo e bem feitos.
9 – Anota tudo na agenda.
Além de teres a garantia de que não te esqueces de nada, podes gerir o estudo e entregar os trabalhos escolares no prazo e bem feitos.
10 – Dorme bem.
Estudos comprovam que é durante o sono que se consolida a memória, favorecendo a aprendizagem.