Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de abril de 2021

A Páscoa é época de tradições

 Em tempo de Páscoa, deixamos um trabalho de alunos do 6º ano.

A Páscoa, celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é para os cristãos a festa mais importante.
A Páscoa é uma festividade celebrada pelos judeus e pelos cristãos, mas com significados diferentes. Os primeiros celebram a libertação do povo de Israel do Egito, passando o Mar Vermelho e os cristãos evocam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Foi no Concílio de Niceia (em 325 d.C.) que se fixou que a data da Páscoa se celebraria no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera, nunca podendo ser antes do dia 22 de março nem depois do 25 de abril.
A época da Páscoa é um tempo de muitas tradições religiosas e culturais. Em muitas aldeias celebra-se a Semana Santa, também chamada Semana Maior, com procissões, vigílias noturnas e representações de cenas bíblicas alusivas à época.
O Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, dá início à Semana Santa.
A tradição religiosa mais conhecida é a Procissão do Enterro do Senhor, onde se percorre o caminho à luz de archotes que ardem nas mãos dos mais jovens, ou colocados em pontos estratégicos do percurso.
No domingo de Páscoa os sinos anunciam, com alegria, a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. Neste dia de Páscoa ou no domingo de pascoela, as portas das casas abrem-se para receber o Compasso (Visita Pascal), para benzer as casas e as famílias e para beijar a Cruz.
As famílias juntam-se e preparam as mais variadas e populares iguarias, como o pão de ló, os folares, o vinho ou o licor, simbolizando a hospitalidade para com o padre e os seus acompanhantes.
Para além das celebrações religiosas, assistimos a inúmeros eventos socioculturais, como concertos e exposições alusivas à época.
O folar, a cruz, as procissões, o compasso, o cordeiro, os doces e as iguarias, são exemplos.
A caça aos ovos e a visita do coelho da Páscoa são tradições mais direcionadas para as crianças.
Além da troca de ovos de Páscoa, as famílias reúnem-se num almoço, com direito a pratos especiais da época.
É tradição os padrinhos oferecerem uma prenda aos afilhados no dia de Páscoa. Habitualmente, as crianças recebem amêndoas ou ovos de chocolate. Por outro lado, estas devem oferecer aos padrinhos um ramo de oliveira ou de violetas no Domingo de Ramos.
Em algumas regiões, durante a Semana Santa, faz-se a decoração das ruas para a procissão de domingo da Ressurreição.

Receita do ninho de Páscoa

Ingredientes
125 gr de açúcar; 125 gr de farinha;125 gr de manteiga; 80 gr de amêndoa moída, 5 ovos; 250 gr de chocolate.

Misture os ovos com o açúcar e raspa de limão, até obter um creme fofo. Misture a farinha cuidadosamente. Unte e polvilhe uma forma de buraco e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos. Entretanto, derreta 125 gr de chocolate em banho-maria. À parte, amasse a margarina com o açúcar em pó até estarem amolecidos. Junte o chocolate, batendo sempre até obter um creme macio. Desenforme o bolo e apare-o um pouco na parte inferior, de modo a que pareça um ninho. Coloque as aparas que retirar a tapar o fundo, no centro. Barre o bolo com o creme de chocolate. Raspe em lâminas os restantes 125 gr de chocolate. Espalhe estas lâminas à volta de todo o bolo. Polvilhe ligeiramente com açúcar em pó. Coloque os fios de ovos e as amêndoas em cima, dando o aspeto de um ninho com ovos.

Alunos de EMRC 6ºano