No passado dia 17 de maio, um grupo de alunos do 7º ano, acompanhados da respetiva professora de EMRC, Isabel Almeida, e da professora Maria de Jesus Dias como acompanhante, rumámos a terras de Braga, para conhecer o mosteiro de São Martinho de Tibães, fundado no séc. XI, e situado na pequena aldeia de Mire de Tibães.
Cerca das 10:30 h, a guia da visita, a Dra Carla, abriu a porta da escadaria que nos levaria a conhecer todo o interior do mosteiro, com a bela história e legado que os monges beneditinos nos deixaram. São Martinho de Tibães desmistificou para a maioria dos alunos a imagem dos mosteiros, a imagem que apenas conhecíamos nas páginas dos livros de História, de EMRC ou outros. Não fazíamos ideia de como era realmente o interior de um mosteiro, com toda a arquitectura e a vida que nele se vivia desde a contemplação, oração, ao trabalho pessoal e comunitário. Foi também muito interessante visitar o espaço que foi a biblioteca, que embora estando vazio de livros, é possível, graças às novas tecnologias, ouvir os sons que habitualmente se ouvem numa biblioteca.
Este mosteiro merece uma visita não só por aquilo que vemos relacionado com os conteúdos curriculares abordados, mas também pela beleza patrimonial e ambiental.
A visita a toda a envolvência do mosteiro, a chamada "cerca", é um espaço convidativo à tranquilidade, à apreciação da biodiversidade, apreciação da natureza com tudo o que ela tem de belo, aguçando os nossos sentidos: sons, cheiros e cores são notórios em todo o percurso. Tivemos ali, junto ao grande lago, uma bela lição de estímulo à preservação ambiental.
O almoço em Barcelos serviu para o momento de partilha e convívio. Houve ainda tempo para conhecer algum património e lugares de artesanato local. A subida à Torre, onde se situa o Posto de Turismo, foi para os alunos mais amantes do conhecimento do património motivo de alegria. Deste espaço ficou uma ótima fotografia de grupo lá bem nas alturas!
Foi uma visita cheia de conteúdo e com muito bom comportamento por parte de todos os alunos. Um comportamento exemplar, conforme palavras de despedida da guia do mosteiro. E assim aconteceu em toda a visita.