No passado dia 11 de maio, um grupo de alunos de EMRC, 3º ciclo, realizou uma visita de estudo ao mosteiro de São Martinho de Tibães - Braga, tendo aproveitado também para conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, onde, apesar de alguns pingos de chuva, em alegre convívio, partilhámos o farnel. Após o almoço, visitámos a basílica do Bom Jesus, com o seu monumental escadório.
Descer e subir os 581 degraus do escadório foi a prova que alguns quiseram superar.
Descer e subir os 581 degraus do escadório foi a prova que alguns quiseram superar.
O Mosteiro de São Martinho de Tibães localiza-se na freguesia de Mire de Tibães, concelho e distrito de Braga.
Foi fundado em finais do século XI, quando o Condado Portucalense começava a afirmar-se e os monges de Cluny introduziam a regra monástica de São Bento.
Com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, em 1834, o mosteiro foi encerrado e os seus bens, móveis e imóveis, foram vendidos em hasta pública ou integrados em coleções de museus e bibliotecas nacionais. Este processo só terminou em 1864 com a compra, por privados, de grande parte do edifício conventual.
Em 1986 o Estado Português comprou a maior parte da propriedade em uso privado.
Foi mais uma das nossas visitas de estudo que decorreu muito bem, devido à colaboração e bom comportamento dos alunos. Foi uma visita muito rica em história, cultura, património, arte, religião...