Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Palavras do Bispo da diocese da Guarda sobre a EMRC

 

A Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) nas escolas

 

Decorre de 26 a 31 de maio a Semana Nacional de EMRC. Com ela pretende-se promover a comunhão e partilha entre professores e alunos de diferentes escolas e saberes e sublinhar a importância desta disciplina na desejada educação integral das crianças, adolescentes e jovens.  

É também o tempo para experienciar a gratidão por todos os bons resultados até agora conseguidos e, em espírito de oração, apontar para os bons frutos do trabalho que  se está a realizar.

 

E todos nós cidadãos queremos aproveitar a oportunidade para pensarmos bem naquilo que é preciso pedir às escolas. Queremos que elas sejam apenas lugares de treino para os nossos alunos, onde desenvolvem competências técnicas, que, uma vez certificadas em diploma, as possam aplicar na futura atividade profissional?

Ou queremos pedir-lhes mais do que isso, que elas sejam lugares de educação integral para desenvolverem, nas nossas crianças, adolescentes e jovens, competências e caminhos de construção pessoal de si próprios e em ordem ao serviço qualificado das comunidades?

De facto, o que pedimos às escolas é que procurem contemplar, nos seus programas educativos, todas as capacidades e dimensões do “corpo são em alma sã”, com vista a termos cidadãos felizes e uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

A nossa aposta e o que pedimos às escolas é que desenvolvam projetos de educação integral, colaborando com as famílias e as outras instituições da sociedade, num verdeiro pacto educativo de onde ninguém nem instituição alguma se sinta excluído. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nas escolas, coloca-se do lado dos que desejam mais do que o chamado “training”, mas olha mais alto e mais longe, para a educação integral, que há-de encontrar formas de levar à participação concertada de todas as pessoas e instituições com responsabilidades diferentes, mas todas bem vindas, no processo de educação dos mais novos para assumirem as responsabilidades do futuro.

Daí o apelo aos encarregados de educação para que aproveitem esta oportunidade da matrícula na disciplina de EMRC.

 

15 de maio de 2024

 

+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Visita à comunidade judaico-cristã, em Belmonte

 No dia 17 de maio, deslocámo-nos até Belmonte para novas aprendizagens ao vivo. Visitámos o museu judaico, o museu dos descobrimentos, o museu do azeite, a Sinagoga, o castelo, a igreja de Santiago e o Panteão dos Cabrais. O almoço convívio realizou-se no parque-jardim. Segundo avaliação dos alunos foi uma visita que valeu muito a pena, pelas aprendizagens diversificadas. Para a maioria, foi uma visita única.













sábado, 11 de maio de 2024

Visita de estudo por terras de Braga

 No dia 10 de maio, 40 alunos do 3º ciclo rumaram até terras de Braga. A visita guiada ao Mosteiro de Tibães e a Cerca foram o alvo de novas aprendizagens. O almoço convívio foi no parque de merendas do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. Depois do almoço, de forma responsável e autónoma, os alunos usufruíram da beleza do monumento e de toda a envolvência paisagística. Foi mais uma visita enriquecedora de aprendizagens diversificadas.