Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Visita à comunidade judaico-cristã em Belmonte

Realizou-se no dia 30 de abril a visita de estudo à comunidade judaico-cristã, em Belmonte. Logo pela manhã os alunos do 6º ano, acompanhados pela professora de EMRC, Isabel Almeida e pela professora acompanhante, a professora Fátima Barcelos, docente de História e Geografia de Portugal, manifestávamos a alegria de saída, para irmos ao encontro do desconhecido na pequena mas grandiosa vila beirã, não muito longe de nós, mas desconhecida de quase todos os alunos.
Foi uma ótima oportunidade para o contacto com o Património histórico, cultural e religioso. Foi mesmo uma visita rica em conteúdo e interação com gente que vive a realidade cristã e judaica. Afinal, Belmonte mostrou-se nos como sendo uma simbiose de tradições culturais.
Enriquecemos os nossos conhecimentos com o que nos foi transmitidos nos diferentes espaços visitados: Museu Judaico, Igreja de Santiago; Panteão dos Cabrais, Judiaria, Sinagoga, Museu do Azeite, Castelo, Museu dos Descobrimentos e Eco Museu do Zêzere.
Os alunos tiveram um bom comportamento, tendo no final recebido um elogio por parte do guia que nos acompanhou durante todo o dia, o senhor Tiago, pela forma como nos comportámos e soubemos escutar todos os guias que orientaram a visita nos diferentes espaços que visitámos. 
Foi uma visita muito interessante. Numa avaliação de 1 a 5, demos 4 ponto 99. 
                                                                                                                     
                                                                                                            EMRC,  6º ano
Uma breve reportagem fotográfica da visita.