Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de maio de 2019

EMRC 2º Encontro Interescolas 9º Ano

Quinze alunos do 9º ano participaram no II Encontro Interescolas de EMRC, realizado no dia 10 de maio, em Trancoso. 
A iniciativa, com o tema “EMRC- (Des)prende-te para fazer um mundo melhor”, teve a presença de D. Manuel Felício, bispo da diocese da Guarda, e do senhor presidente da Câmara de Trancoso e outras entidades, procurou incutir nos alunos o princípio da alteridade, traduzido no cuidar da relação com os outros, com a natureza e com Deus. 
Do programa fez parte uma conferência com o ator Paulo Azevedo, que apesar da sua condição física, de não ter braços nem pernas, deu a conhecer uma história de vida que ajudou a confrontar-nos com os nossos pequenos nadas do nosso dia a dia, e dos quais tantas vezes fazemos um drama. A todos motivou a tirar partido da vida e a não desistir perante as contrariedades e dificuldades que se nos afiguram.
O sonho faz parte das nossas vidas, mas muitas vezes o que sonhamos é uma grande desilusão. Todavia, há sempre uma forma de dar a volta, ainda que por vezes tenhamos de "chorar atrás da porta", como disse o Paulo, mas esses momentos devem servir para nos conhecermos melhor e nos tornarmos mais fortes. Desistir e deixar de lutar e sonhar, nunca!
A vida prega-nos partidas, mas nós temos de pregar partidas à vida...
Valeu a pena ter ido a este encontro, já que mais não fosse, por este fabuloso testemunho de vida.
A parte recreativa e cultural também ajudou a vermos que quando há empenho, vontade em querer fazer uma escola, uma sociedade, um mundo melhor... todos se envolvem para alcançar os objetivos que nos dignificam e valorizam enquanto pessoas e cidadãos; que afinal é o que todas as gerações anseiam. A prova disso foi o bom comportamento manifestado e o envolvimento e a atuação dos alunos e os membros da Academia Sénior de Trancoso, que entusiasta e animadamente também contribuíram para enriquecer este Encontro.
Um agradecimento a todos os que contribuíram para que este encontro fosse motivo de enriquecimento para a formação de todos os adolescentes, nomeadamente à professora Elsa Pinheiro, pela disponibilidade que mostrou em acompanhar o grupo.
                                                                                                          EMRC, 9º ANO