Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de maio de 2019

EMRC 8º ano visita Aveiro

No dia 3 de maio de 2019, os alunos de EMRC do 8º ano realizámos a nossa visita de Estudo a Aveiro. Fomos acompanhados pela nossa professora Isabel Almeida e por outras duas professoras acompanhantes, as professoras Conceição Simões e Fernanda Batista. 
Quando chegámos, fomos recebidos à entrada do museu de Santa Joana pelo Senhor Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, e pelo próprio Diretor do museu. 
Depois de algumas palavras de boas-vindas, fomos brindados com a visita ao museu de Santa Joana, ou mosteiro de Jesus. O Diretor do museu começou por dizer que, fundado no século XV, este antigo convento dominicano está fortemente associado à princesa mais influente de Aveiro – Santa Joana de Portugal, que entrou no convento em 1472 e ali viveu até à sua morte. Pudemos ver o túmulo da santa princesa filha de Afonso V, que ali se encontra num bonito túmulo de mármore trabalhado, e admirar os motivos barrocos, os pórticos manuelinos, os claustros de inspiração manuelina e as capelas maneiristas que embelezam este monumento histórico. 
Não muito longe do mosteiro, encontra-se a Sé. Sua Excelência Reverendíssima D. António Moiteiro Ramos levou-nos até lá e falou-nos um pouco da sua história e de algumas obras de arte importantes. Informou que a origem da Sé remonta ao séc. XV e que era na altura a igreja do Convento de S. Domingos. Hoje, é um edifício mais moderno, mas não deixa de ter a sua beleza. 
De seguida, visitámos o convento de São Francisco, onde nos chamou a atenção os retábulos e as características de algumas imagens sacras em tamanho real. 
Durante a manhã tivemos ainda a oportunidade de percorrer algumas ruas para apreciar a azulejaria e os belos edifícios de arte nova. 
Depois de desfrutarmos do tempo para o almoço, houve ainda algum tempo para dar uma volta pelo Fórum. 
Às 3 horas, a visita prosseguiu, mas agora de barco, durante trinta minutos, pela ria, em que um guia nos despertou para a bela paisagem e deu a conhecer os canais da ria e outros pormenores da cidade de Aveiro e da vida dos pescadores. Aveiro esteve sempre ligada ao comércio do mar, à pesca e à produção de sal. Tudo isto pudemos constatar ao longo do passeio. 
E porque as visitas implicam sempre comprar uma recordação, até porque estávamos prestes a chegar ao Dia da Mãe, houve um tempo para comprar algumas lembranças antes de regressarmos. 
Chegámos a Seia cerca das 19:30 h, muito animados e satisfeitos com esta excelente visita. 
Todos nos soubemos comportar nos diferentes espaços e momentos da visita. Criou-se um espírito de grupo muito bom.
Agradecemos a todos os que contribuíram para que esta visita fosse realmente um êxito e enriquecesse os nossos conhecimentos e experiências pessoais. 
                                                                           
                                                                 EMRC, alunos do 8º ano