Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2018

VISITA DE ESTUDO DE EMRC A AVEIRO

No dia 4 de maio de 2018, um grupo de alunos de EMRC do 8º e do 9º ano fez uma visita de estudo à cidade de Aveiro.
Quando chegámos ao largo da Sé fomos recebidos por Sua Excelência Reverendíssima D. António Moiteiro, o bispo de Aveiro, que nos dirigiu palavras de boas-vindas e que nos acompanhou nas visitas que fizemos a alguns espaços do belo património da cidade.
Começámos a visita com entrada no museu Santa Joana, onde pudemos apreciar o túmulo, de estilo barroco, com finíssimos embutidos de mármores italianos de diversas cores, e conhecer um pouco da vida da princesa Joana (1452-1490), filha do rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, que deixou Lisboa e a Corte aos 23 anos para se dedicar a uma vida religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, em Aveiro, onde esteve até à sua morte. Depois de deixarmos o coro baixo onde se encontra o túmulo, D. António Moiteiro levou-nos a conhecer o interior da igreja do mosteiro de Jesus, cuja capela-mor é lindíssima, pelo notável trabalho de talha dourada, de finais do séc. XVI, e que faz lembrar uma obra de ourivesaria. Além da talha dourada, realçou os azulejos e as pinturas alusivas à vida de Santa Joana.
Visitámos o claustro, onde pudemos ver uma cisterna com um lindo chafariz. À volta do claustro podem ver-se ainda outras capelas mais pequenas com retábulos e azulejos.
Depois de apreciarmos tanta beleza, subimos até ao coro alto, onde tivemos oportunidade de ver um Cristo crucificado invulgar, pois em qualquer lado que nos coloquemos, o seu olhar está sempre centrado em nós. Aqui encontrámos ainda outros elementos magníficos.
Dentro do espaço do museu ainda visitámos algumas salas, nomeadamente o quarto/ sala onde morreu a princesa Joana e uma exposição temporária alusiva aos bispos da Diocese de Aveiro. Aqui alguns alunos foram fazendo algumas perguntas para satisfazerem as suas curiosidades, nomeadamente as relativas às insígnias episcopais, aos paramentos e outras alfaias litúrgicas usadas.
Terminada a visita ao mosteiro de Jesus, fomos à Sé, também conhecida como Igreja do convento de São Domingos. À entrada, foi feita uma breve alusão à fachada, sobressaindo o brasão da Ordem Dominicana, e ainda as figuras da Fé, Esperança e Caridade. Já no interior, embora sendo um espaço simples, não deixa de ter a sua beleza, sobretudo o retábulo-mor.
Sem grande cansaço, atravessámos o parque e rumámos até à Igreja de São Francisco, onde não deixámos de nos deslumbrar com a beleza da Igreja, da sacristia e das salas museu, com imagens em tamanhos muito reais.
Chegados à hora do almoço, pois já havia apetite, dirigimo-nos, sempre chamando a nossa atenção para determinados espaços e pormenores, como a arte nova, até ao Fórum, onde todos satisfizemos o apetite, inclusive o Senhor Bispo, que também nos acompanhou. Até às 14 horas tivemos tempo para desfrutar do espaço Fórum.
Chegados à hora marcada, depois do grupo reunido, e de termos agradecido a D. António Moiteiro pela amabilidade e proximidade com que nos recebeu e acompanhou, dirigimo-nos para o canal onde tínhamos que apanhar o moliceiro para continuarmos a nossa visita, mas agora pela ria. Divididos por dois barcos, foram 45 minutos muito agradáveis de conhecimento de outros lugares e em alegre convívio, pois quer o mestre do moliceiro quer o guia foram pessoas muito divertidas.
Terminada a última etapa da visita, foi o momento de comprar as últimas lembranças, inclusive os típicos ovos-moles. Sem apresentarmos ar de cansaço, caminhámos novamente até ao largo de Santa Joana, onde o autocarro nos apanhou para regressarmos a Seia.
Foi uma visita de estudo enriquecedora em conhecimentos e agradável pelo companheirismo e o bom comportamento. 
Agradecemos à nossa professora de EMRC, Isabel Almeida, por nos ter proporcionado esta visita, às professoras Conceição Simões e Fernanda Batista que nos acompanharam, e ainda ao Senhor Bispo de Aveiro, pelo acompanhamento e pelas explicações que nos deu sobre os lugares que visitámos.


                                                                          Alunos participantes


MUSEU DE SANTA JOANA/ MOSTEIRO DE JESUS










CATEDRAL



IGREJA DE SÃO FRANCISCO



FORUM

VISITA NO MOLICEIRO