Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2018

VISITA À COMUNIDADE JUDAICO-CRISTÃ EM BELMONTE

No dia 18 de maio de 2018, alguns alunos do 6ºano, porque nem todos os alunos inscritos em EMRC foram, embora fosse proporcionada para todos, realizou-se uma Visita de Estudo a Belmonte, dinamizada pela nossa professora Isabel Almeida. Também nos acompanhou o professor Vítor Almeida, nosso professor de Educação Visual.
Saímos da nossa escola por volta das 8:15 h e chegámos a Belmonte eram 9:50 h.
Quando chegámos, já um guia, o senhor Hugo, estava à nossa espera. Iniciámos a visita com o museu do azeite, onde começámos por ter de decifrar uma adivinha relacionada com o azeite e a azeitona. Depois vimos a maquinaria e aprendemos como o azeite era feito há uns anos atrás. Terminámos a visita no lagar a saborear um pouco de pão molhado em azeite. Alguns diziam não gostar, mas quando provaram repetiram, dizendo que era muito bom. Aqui relembrámos todo o simbolismo do azeite, conforme estudámos na unidade letiva "Repartir o Pão". 
De seguida visitámos o Eco-museu do Zêzere, onde nos foi dado a conhecer um pouco da fauna e da flora, começando pelos cursos de água e terminando com toda a espécie de vida que desponta na região. De imediato, fomos ao museu judaico, onde num pequeno auditório nos falaram da perseguição aos judeus e da sua instalação em Belmonte, tendo terminado com uma visita ao espaço museológico: exposição dos símbolos, de livros, documentos históricos e alfaias usadas. Pudemos ver um pequeno forno antigo e o modo como o pão ázimo era feito.
Terminámos a manhã com a visita ao Museu dos Descobrimentos, onde interativamente e com a explicação da guia aprendemos e revemos muitos conteúdos aprendidos. 
Entretanto, chegou a hora do almoço e deslocámo-nos para o parque de merendas, onde degustamos o nosso farnel e até partilhámos uns com os outros.
Arrumadas as mochilas no autocarro, todos fomos até à esplanada de um café para saborearmos o apetecido gelado. 
Às 14:30h visitámos a judiaria e a sinagoga Bet Eliahu. Entrar neste templo dos judeus foi para todos nós uma novidade. Foi-nos explicado todo o historial, os rituais, os diferentes espaços interiores, os símbolos ali existentes e os problemas com que a comunidade se debate. Foram colocadas questões para satisfazer curiosidades quer em relação aos rituais, quer às relações entre cristãos e judeus, nomeadamente de Belmonte.
Terminada a visita na Sinagoga, dirigimo-nos para o Castelo, onde também nos foi dada uma explicação histórica e sobre a utilização dos espaços na atualidade, servindo para eventos e exposições temporárias - as quais visitámos. Por último, conhecemos a famosa igreja de Santiago e o Panteão da família dos Cabrais.
Sem grande cansaço, partimos de Belmonte eram cinco horas, trazendo “na bagagem” novos conhecimentos, inclusive para compreendermos melhor alguns conteúdos que vamos estudar no próximo ano.
Foi uma visita muito interessante.