Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PROJETO PASS’ A SOLIDARIEDADE

A adesão ao Projeto Energia com Vida, abraçado pela Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), vem ajudar-nos a redobrar o ânimo para dar continuidade aos pequenos mas grandes gestos que já vimos realizando. De entre as diversas áreas da solidariedade social, é propósito da equipa o envolvimento nas áreas: solidariedade e educação e solidariedade e pobreza.

Pretende-se conhecer e valorizar a diversidade cultural, evidenciando a importância de respeitar as diferenças, e desenvolver nos alunos e em toda a comunidade envolvida o espírito de harmonia e solidariedade: Perceber que somos responsáveis uns pelos outros e por um mundo mais humano e solidário; Despertar o espírito comunitário, comprometendo na busca do bem comum; Educar para a vida em comunidade, a partir do respeito pelo outro; Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária, onde todos devem contribuir; Tornar claro, através de ideias e iniciativas devidamente trabalhadas, a pertinência e a atualidade da solidariedade; Contribuir para, futuramente, gerar iniciativas de voluntariado capazes de promover uma verdadeira educação para a solidariedade, dentro e fora da escola.

Para dar sustentabilidade ao Projeto, tem-se em vista a criação de uma “sala social” que possa servir para lugar de encontro e, ao mesmo tempo, de posto de recolha de material escolar e outros bens materiais que possam minimizar carências dos alunos e/ou outros membros da comunidade. Assim, toda a colaboração é necessária, quer na identificação de situações quer na resposta para elas.

Apesar de a fase de implementação do Projeto começar apenas em janeiro, à semelhança de anos anteriores, de 1 a 17 de dezembro, damos início a mais uma campanha de solidariedade, com angariação de alimentos para a realização de cabazes de Natal, para que a consoada de alguns para quem a sorte não sorri seja mais aconchegante.

(Prof. Isabel Almeida)