Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Apresentação do Menino Jesus no Templo e "La chandeleur"

No âmbito da disciplina de Francês, é costume, no dia 2 de fevereiro, comemorar-se, na escola, “la Chandeleur” para assinalar uma tradição francesa, nomeadamente com a degustação dos saborosos crepes.
Por acaso sabes que este evento acontece passados quarenta dias depois do Natal, data em que tem lugar a festividade da apresentação do Menino Jesus no Templo?!

De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria proferido a Profecia: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lc 2, 29-33).
O nome “La Chandeleur” deriva do latim candelaria – candeia, e a sua origem remonta à Antiguidade Romana, em que se fazia uma festa em honra do deus Pan, deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores, em que, à noite, os fiéis andavam nas ruas com tochas. A partir do século XIV, esta festa passou a estar associada à festa em honra de Nossa Senhora das Candeias, festividade que ainda hoje se comemora em muitas das nossas aldeias.