Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

EMRC... Eco na Escola e na Sociedade

Estamos a iniciar mais um ano letivo. A EMRC a todos saúda e deseja um bom e profícuo ano 2018-2019.
Felicito, de modo especial, os alunos e os pais/ encarregados de educação de todos aqueles que souberam dizer não a um tempo de brincadeira, ou ir uma hora mais cedo para casa para frequentar a disciplina de EMRC. Sei que a hora da aula nem sempre é a mais favorável, mas este facto encaremo-lo como um desafio aos que reconhecem e são coerentes com os valores pelos quais pretendem pautar as suas vidas. Afinal, o mundo é feito de interpelações e desafios! Nem tudo é como desejaríamos. Estimados alunos, este tempo, se o souberdes aproveitar, há de servir para vosso crescimento pessoal e para ajudardes a crescer os vossos colegas e os espaços em que vos inseris: escola, família, igreja, sociedade.
Este ano, com a autonomia e flexibilidade curricular, deparamo-nos com novidades com as quais alunos, pais e professores têm de se familiarizar. Neste sentido, a EMRC também irá ao encontro das novidades, continuando a envidar esforços para ajudar a que o Agrupamento, no seu todo, e na individualidade de cada aluno, consiga o almejado sucesso. Mais do que ensinar a saber, pretendemos criar dinâmicas que ensinem cada aluno a ser. No fundo, independentemente da autonomia e flexibilidade curricular, este já tem sido o caminho pelo qual nos temos pautado.
Felizmente, pela Escola passam muitos saberes, a EMRC, pela sua especificidade, ajuda a “ver mais longe”, a ver o ser humano numa dimensão mais abrangente, também numa dimensão de abertura à transcendência. Queremos construir relações humanas assentes em valores que a todos dignifiquem. Para tal, como pessoas e como membros de uma comunidade, urge redescobrirmos os valores que dão sentido à vida de cada um. Constatamos, a cada passo, que a escola e as sociedades pretendem formar os seus membros e dar-lhes “instrumentos” para a execução do seu direito e dever de cidadania, como é sabido, as aprendizagens a efetuar nesta disciplina cimentam a noção de ‘si’, bem como a possibilidade de dar um lugar ao ‘outro’; fomentam não só o conhecimento, mas também os valores que nos ajudam a crescer como pessoas e cidadãos: liberdade, tolerância, compreensão, respeito pelo outro, responsabilidade, solidariedade… Preparam-se os alunos para viverem estas dimensões, independentemente da sua confissão religiosa.
Mais do que impor queremos propor. Num tempo em que tanto se fala de consciência crítica, a EMRC ajuda-nos a despertar consciências, a desenvolver uma consciência crítica e construtiva. Somos confrontados, continuamente, com questões que nos atingem em todas as esferas da vida humana e a da religião é aquela que mais confrontações nos coloca. Somos confrontados com questões que requerem e para as quais é necessário saber dar respostas firmes e conscientes. Também há espaço para refletir e debater estes assuntos. É imprescindível a abertura a outros aspetos da cultura e da religião.
Quer no âmbito da cultura, quer dos valores, atitudes e comportamentos, há, certamente, muito a compartilhar e a aprender uns com os outros. Assim tu estejas disposto a colaborar!
Vamos fazer com que a EMRC… seja ECO na Escola e na Sociedade.

Prof. Isabel Almeida