Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de abril de 2018

VISITA DE ESTUDO DE EMRC A BRAGA E BARCELOS

No dia 20 de abril de 2018, realizou-se, com 38 alunos do 7º ano, uma visita de estudo a Braga e Barcelos, dinamizada pela nossa professora de EMRC, professora Isabel Almeida. Também nos acompanharam três professores: Maria de Jesus, Fernanda Batista e Vítor Almeida.
Saímos da nossa escola, por volta das 7h 15m, em direção a Braga. Já tínhamos feito um longo percurso de autocarro, quando fizemos uma pequena paragem de descanso, na área de Serviço de Antuã.
Continuámos a nossa viagem …
Depois de uma longa viagem, chegámos finalmente a Braga – Mosteiro de São Martinho de Tibães, ou simplesmente Mire de Tibães.
Visitámos o mosteiro, acompanhados por um guia que nos explicou o historial. Ficámos a saber, entre muitos aspetos, a diferença entre 'mosteiro' e 'convento'.
Depois de visitarmos alguns espaços interiores, chegou uma altura em que visitámos a Igreja, parte principal deste mosteiro e que ainda está ao serviço da paróquia. É uma igreja muito bonita, onde sobressai a imponente talha dourada, e nela pudemos observar o espaço destinado à Adoração de Jesus Cristo na Sagrada Custódia.
Cantar e rezar era, segundo a Constituição Beneditina, o principal ato para que Deus elegesse os monges para a vida religiosa. Faziam-no em oito ofícios divinos que acompanhavam a divisão das horas romanas, que aconteciam de três em três horas, começando com as 'matinas' e acabando com as 'completas'.
Observámos o órgão de tubos que abrilhantava as celebrações dessa época e os púlpitos. Também subimos ao coro alto, para ver os cadeirais com 'as misericórdias' e o livro antigo que os monges usavam para a entoação dos salmos.
Vimos também em pormenor a Sala do Capitulo, local onde se reuniam os monges e, de três em três anos, se elegia o abade.
No 3º dia do mês de maio, celebravam a Festa de Santa Cruz.
O claustro do mosteiro funcionava como cemitério dos monges. Atualmente, é um espaço ajardinado, convidativo ao silêncio e à meditação.
Exteriormente, visitámos a cerca do mosteiro, onde apreciámos o jardim, com um pequeno lago para armazenar água.
Na cerca existiam também as terras de cultivo e os abrigos para a criação de animais.
Terminada a visita ao Mosteiro, os alunos e professores interessados compraram uma recordação do mosteiro.

Seguimos até Barcelos, onde almoçámos.
Terminado o almoço e depois de um passeio a pé, fomos visitar a Igreja do Bom Jesus da Cruz, que foi construída em 1705 e inaugura da em 1710. É um templo que merece uma visita.
Seguidamente, em grupos de cinco, fomos passear pela zona da Igreja, pelas lojas, para comprarmos as recordações.
Regressámos a casa felizes e contentes!!!
Esta viagem foi muito interessante e divertida. Esperamos voltar a ter assim outra viagem.
                                                                                           
                                                                                          Afonso Maria Cardoso, 7º C


MOSTEIRO DE SÃO MARTINHO DE TIBÃES







BARCELOS