Total de visualizações de página

sábado, 6 de maio de 2017

XX Encontro Interescolas da diocese da Guarda




No dia 2 de maio, alguns alunos de EMRC  do 5º ano deslocámo-nos ao Parque da Senhora dos Verdes - Gouveia, para participar no XX Encontro Interescolas da diocese da Guarda.
Nós fomos os primeiros a chegar e por isso ainda tivemos tempo para conhecer o espaço.
Logo que chegou a maioria das escolas, começámos a apresentar-nos com a ajuda de música. O Senhor Bispo D. Manuel Felício veio saudar-nos com muita alegria e pediu para também nós sermos pegadas, construindo pontes de encontro uns com os outros e para sermos construtores de paz. Marcámos a nossa presença com uma pegada pintada de verde, sinal de esperança, que dizia "ENCONTRO-TE sentindo-me um com os outros nos caminhos da vida". O Senhor Bispo gostou tanto da nossa mensagem que pediu para ser lida em voz alta por um aluno. Foi o Bernardo do  5º A que leu. Logo depois, fomos colocá-la no estendal, juntamente com todas as outras pegadas que as outras escolas também levaram.
Foi muito interessante a figura humana que fizemos para escrever a palavra ENCONTRO-TE. O nosso grupo fez a primeira letra N da palavra. Aguardamos com ansiedade para ver a fotografia tirada via aérea.
Depois da apresentação das escolas participantes, explicaram-nos que se seguia um jogo de pista, em grupo de 15 elementos, mas tínhamos que completar todas as tarefas para participar nos jogos radicais, e com o respetivo carimbo no passaporte. Além dos jogos simples e radicais, havia ateliers de balões, pinturas faciais, selfies...
Já com algumas atividades realizadas entre muita animação, chegou a hora do almoço. Foi um almoço muito agradável, pois estávamos todos juntos a partilhar e a conversar.
Durante a tarde, continuámos a fazer atividades até chegar a hora da parte final. 
No final, todos foram chamados para o espaço perto do palco, onde houve um espetáculo de dança com a participação dos professores e a escrita de uma palavra à nossa escolha numa flor, que depois foram recolhidas. Mesmo a terminar, houve o lançamento de três pombas como símbolo da paz e foi distribuído um pin e uma pulseira a todos os participantes.
Foi um encontro muito agradável, pois convivemos em harmonia.

Simão Mendes, 5º C