Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2016

Ensino: Papa anunciou vencedora do prémio de «melhor professor do mundo» e pede respeito pela profissão

O Papa anunciou no passado domingo, dia 13 de março, o nome da vencedora do prémio de ‘melhor professor do mundo’, que em 2016 distinguiu a palestina Hanan Al Hroub, durante o IV Fórum Mundial sobre Educação que decorre no Dubai.
Numa videomensagem aos participantes no encontro, Francisco elogiou todos os professores, que considerou “artesãos de humanidade, construtores da paz e do encontro”.
O Papa agradeceu à Fundação Varkey pelo seu apoio aos professores de todo o mundo no esforço de criar “uma sociedade global sustentável”, bem como pela colaboração com as ‘Scholas Occurrentes’, a rede internacional de instituições de ensino a que Jorge Mario Bergoglio deu início em Buenos Aires.
“Juntos é possível dar aos professores o merecido reconhecimento pelo grande impacto que têm na nossa vida”, declarou, e devolver a esta profissão o seu devido lugar como “a mais respeitada da sociedade”.
Francisco felicitou a professora Hanan Al Hroub pela distinção recebida e pela importância que atribui às brincadeiras na educação das crianças, em particular para ajudá-las a superar situações traumáticas.
"As crianças têm o direito de brincar. Parte da educação é ensiná-las a brincar, porque no jogo aprende-se a socialização e a alegria de viver", sustentou.
A professora, que leciona numa escola secundária em Al-Bireh, na Cisjordânia, nasceu e cresceu em um campo de refugiados palestinos.
O pontífice argentino recordou as situações de guerra e outros motivos que impedem o acesso ao sistema de ensino, afirmando que “um povo não educado” é “um povo que decai”.
Após a transmissão da mensagem do Papa, foi plantada uma oliveira, como símbolo da paz.

In Ecclesia