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terça-feira, 7 de outubro de 2014

Comunicar, partilhar e divulgar

A comunicação social é um elemento de vital importância. Neste contexto, o Clube de Jornalismo pretende comunicar e partilhar a dinâmica do Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho e dar a conhecer a forma como os diferentes organismos e projetos interagem entre si, contribuindo para o enriquecimento de todo o processo de ensino-aprendizagem, divulgando assim as boas práticas efetuadas no Agrupamento.

OBJETIVOS:

• Experimentar percursos pedagógicos que proporcionem o prazer da leitura e da escrita.
• Promover hábitos de pesquisa e seleção de informação, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação;
• Estimular a participação e presença dos alunos em atos/eventos escolares de modo a estar "em cima" do acontecimento, registando assim a informação a divulgar no jornal "Janela da informação";
• Fomentar o envolvimento da comunidade escolar na promoção e divulgação de atividades através da comunicação social;
• Desenvolver competências específicas no âmbito dos domínios da leitura, da escrita e da oralidade;
• Envolver a comunidade estudantil na organização e redação do jornal "Janela da informação";
• Garantir a publicação periódica do jornal "Janela da informação";
• Desenvolver atitudes, comportamentos e valores que visem a sã camaradagem e a partilha de experiências.

ATIVIDADES A DESENVOLVER:

• Pesquisa de informações;
• Redação de textos informativos/ lúdico-expressivos;
Estas atividades têm como objetivo a produção e a divulgação de textos informativos e/ou outros e, por último, a organização e publicação do jornal "Janela da Informação".

DESTINATÁRIOS: Todos os alunos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Sexta-feira, das 15:50h às 17:20h      Sala A22

COORDENADORA: Prof. Isabel Almeida

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

QUE SEJA UM 2014-2015 COM MUITO SUCESSO

Terminada a pausa para retemperarmos energias, eis-nos de novo ao trabalho.
Queridos alunos, desejo que o ano letivo 2014-2015, que agora se inicia, seja para vós um ano de muito sucesso. Todavia, como persistentemente o faço, não posso deixar de vos advertir que está nas vossas mãos consegui-lo. É certo que nem sempre as coisas correm como gostaríamos, mas quando há força de vontade e esforço, as dificuldades superam-se mais facilmente. E também não estás só neste percurso; tens os teus pais e professores que te ajudam a transpor os obstáculos; por isso não sejas tu a criar barreiras ao teu êxito. Se interiorizares os valores que a disciplina de EMRC te propõe, sabes que tens um ponto de apoio para a tua vida e podes ajudar a melhorar outras pessoas que te rodeiam. Mais do que nunca, é necessário elaborar respostas de sabedoria que digam quem é o ser humano e como se pode humanizar mediante uma qualidade de vida pessoal e de convivência. Não descures os seus ensinamentos porque podem ser uma chave para a tua realização pessoal. Sei que não é fácil resistir a condicionantes de ordem interna e externa com que vós e eu temos de nos deparar, escutar a voz do Mestre no meio de tantas outras vozes, por vezes dissonantes, mas temos que enfrentar tudo isto como um desafio, e desafio que vale a pena. Afinal, dos fracos não reza a história!
Para os encarregados de educação endereço a minha palavra de estima e apreço. Congratulo-me por terdes inscrito os vossos filhos na aula de EMRC, uma disciplina que lhes transmite valores universais e proporciona espaços de amadurecimento. Para além da transmissão de conhecimentos, incentiva o diálogo fé-razão-cultura-ciência e proporciona o desenvolvimento de competências emocionais e sociais – uma porta aberta para indagar sobre o fundamento do ser humano e a sua relação com os outros seres. Longe de prejudicar a liberdade pessoal e a inserção social, propõe aos educandos uma interpretação integral da existência pessoal e do compromisso social e orienta-os na definição de um projeto de vida enriquecido pelos valores humanizantes do Evangelho, que dão conteúdo à liberdade e fundamento à dignidade e à responsabilidade pessoais. Contudo, é necessário fazer-se parte ativa e corresponsável para que esta disciplina de caráter obrigatório mas de escolha facultativa possa estar na escola sempre com um renovado vigor, e assim servir os interesses da educação e da sociedade, um problema que nos afeta a todos e nos pede atenção e colaboração.
Enquanto docente de EMRC e diretora de turma do 5.ºA, pelo debate e diálogo, procurarei continuar a criar espaços de maturação, integração cultural, de acesso às interrogações e conquistas da humanidade, da cidadania… valorizando a experiência feita e a experiência que se faz e se refaz no contacto com as outras pessoas. Aproveito este início de ano para dizer que urge a colaboração, o empenho e a coragem de apoiar as iniciativas propostas.
É necessária uma firme atuação de todos, no sentido de garantir o direito dos nossos educandos a uma vida com sentido e ao pleno desenvolvimento das suas potencialidades.
Empreguemos as nossas forças naquilo que nos dignifica e identifica.
Um bom ano para toda a comunidade educativa.
Prof. Isabel Almeida

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BOAS FÉRIAS!

Mais um ano letivo chegou ao fim.
Para retemperar energias e ânimo para o próximo ano, desejamos a todos umas boas férias.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

MATRÍCULAS EMRC 2014-2015

Inicia-se o período de matrículas para o próximo ano.
A EMRC é uma disciplina de escolha facultativa e de oferta obrigatória no sistema de ensino em Portugal, tendo vindo a aumentar, ao longo dos últimos anos, o número de alunos que no país inteiro tem feito a opção pela EMRC.
O tema deste ano «Vem em vê» é o desafio proposto a pais, professores e alunos, na sensibilização deste ano para as matrículas nas aulas de Educação Moral Religiosa Católica (EMRC).
Para o coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã, Dimas Pedrinho, esta iniciativa não se trata de uma campanha “mas de uma chamada de atenção para a disciplina de EMRC, no sentido de que sejam alertados, em tempo útil, os alunos e os encarregados de educação, para a necessidade de uma decisão ponderada que lhes cabe tomar a esse respeito, dentro do período legalmente estipulado para a realização das matrículas nos diversos estabelecimentos escolares”.
Como refere este mesmo coordenador, a EMRC é para todos “os que buscam um sentido novo na sua existência, os inquietos e os que buscam a verdade”.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

SEMANA DA EMRC

Os procedimentos levados a efeito para a concretização da atividade "Semana da EMRC" passam pela planificação da atividade; 

Criação de um cartaz informativo "Conhecer e conviver com Francisco"; 

Escrita de uma carta ao Papa Francisco;

Realização de alguns jogos de tabuleiro subordinados à temática "Nos caminhos de Francisco";

Distribuição de marcadores para livros alusivos à disciplina e outros materiais temáticos.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Visita de Estudo a Belmonte

Realizou-se no dia 2 de maio a visita de estudo à descoberta da comunidade judaico-cristã de Belmonte.
Vinte e oito alunos, acompanhados da professora de EMRC, Isabel Almeida, tendo como acompanhante o professor José Amaral, rumaram até Belmonte para conhecerem o seu património e as relações entre a comunidade judaica e cristã.
São elucidativas as imagens deixadas no video que se segue.

domingo, 4 de maio de 2014

Gratidão a todas as mães

Maio, 
mês das flores, 
mês do coração, 
mês de Maria, 
mês da mãe.
Neste dia 4 de maio, dia da mãe, 
um gesto de gratidão a todas as mulheres que sofreram as dores da maternidade, e as que, sem o serem, desempenharam e desempenham o papel de mãe.
Ser Mãe é assumir de Deus o dom da criação, da doação e do amor incondicional. Ser mãe é encarnar a divindade na Terra.
Que o coração terno de Maria, mulher e mãe do puro amor, a todas acalente e dê ânimo para compreender e saber lidar com as realidades de mãe.