Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Partilha de testemunhos de EMRC

 Nesta Semana da EMRC, a Mariana Figueiredo e o Rúben Fernandes do 8º ano partilharam experiências com um grupo de alunos do 5º ano.

Foi um momento enriquecedor para uns e outros!





terça-feira, 27 de maio de 2025

O bispo da diocese da Guarda fala da EMRC

O Bispo da Guarda, D. José Pereira, considera que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) transparece como “uma importante ferramenta educativa para fazer” crescer nas crianças, adolescentes e jovens o entusiasmo pelo “compromisso empenhado e alegre com a transformação do mundo, sob a marca da Esperança”.
De 25 a 31 deste mês vive-se a semana nacional da disciplina de EMRC, este ano sob o tema ‘Cuidar da Esperança’, e o Bispo da Guarda escreve uma mensagem para o efeito onde realça que um dos obstáculos “mais paralisantes na nossa vida em sociedade é o sentimento de isolamento e impotência face aos constrangimentos estruturais que parecem não ter hipótese de superação.
Ora, a experiência que a EMRC oferece às nossas crianças e jovens uma marca de confiança, esperança e superação, por meio do conhecimento da potência transformadora dos princípios e valores evangélicos do Bem e da existência de boas iniciativas com sucesso, e por meio da possibilidade de aprender fazendo, e em ambiente comunitário.
Quando a maioria das notícias e publicações nos meios de comunicação social e nas redes digitais acentuam os sinais de contradição, violência e sofrimento – guerras, conflitos, ataques terroristas, catástrofes e ameaças climáticas, medos, perturbações de saúde mental – é fundamental que se multipliquem espaços de promoção dos sinais de Esperança: porque o bem é mais forte do que o mal, e o Bom faz brotar e multiplica a força da vida, do amor e da justiça capaz de gerar conversão e mudança”.

O Bispo da Guarda pretende que esta semana nacional de EMRC 2025 possa renovar a “valorização desta disciplina no percurso educativo das crianças, adolescentes e jovens”.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Visita de estudo a Aveiro

No âmbito da disciplina de EMRC, no dia 8 de maio, acompanhados das professoras Isabel Almeida, Fernanda Batista e Gina Mendes, um grupo de 31 alunos do 7º e 8º ano realizou uma visita de estudo a Aveiro. 
Foi um dia de aprendizagens diversificadas e de muito bom convívio. Logo pela manhã, no comboio turístico, ficámos a conhecer uma perspetiva da cidade, com o historial dos lugares e monumentos mais emblemáticos da cidade, sem esquecer a sua cultura e tradições. 
Depois de uma pausa para satisfazer o apetite, no Forum, fizeram-se outras aprendizagens, também necessárias para a vida. 
Durante a tarde, foi-nos proporcionado, pela pessoa do bispo diocesano, D. António Moiteiro, e o Padre Gustavo, o conhecimento de alguns espaços que fazem parte do rico património da cidade. Começámos por visitar uma exposição temporária sobre a escrita de um ícone, onde pudemos admirar uma boa coleção e aprender como se faz um ícone.  
De seguida visitámos a Sé, o museu de Santa Joana Princesa, com o magnífico túmulo da princesa, a igreja do convento de Cristo, e a igreja das carmelitas, com o seu imponente estilo barroco. Pudemos ainda visitar alguns edifícios de arte nova.
Antes de regressarmos a Seia, ainda houve tempo para comprar uma recordação e saborear os famosos ovos moles ou a tripa de Aveiro.
Foi uma visita muito agradável.

Alunos de EMRC