A página de EMRC do Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho(Seia) desde 10 de janeiro de 2013
Total de visualizações de página
segunda-feira, 28 de abril de 2025
Mensagem inspiradora do Papa Francisco
Car@s amig@s, partilhamos uma mensagem inspiradora que nos chegou do nosso Coordenador Nacional, Dr. António Cordeiro. Vale a pena ler e deixarmo-nos envolver pela simplicidade e beleza das palavras escritas sobre o nosso querido Papa Francisco:
O nosso abraço com Francisco.
"Iniciámos este ano letivo como peregrinos de Esperança, comungámos de momentos de formação e aprofundamento da nossa missão educativa na barca da EMRC, celebrámos a alegria do Verbo encarnado, vivemos o encontro e subimos para celebrar a sempre vida nova em Cristo Ressuscitado. Agradecemos as vossas mensagens pascais e retribuímos fraternalmente com reforço do mesmo canto jubiloso! ALELUIA!
Francisco sempre nos tem acompanhado e, depois destes dias de paragem, silêncio e oração com e por FRANCISCO, permiti-nos partilhar algumas notas convosco.
Francisco foi e permanece, também, professor de EMRC. Como para tantos outros, foi e continuará nosso consultor e facilitador do encontro com a FRATERNIDADE. Pela mente, coração, mãos e pés fez-nos mais próximos da MISERICÓRDIA de DEUS, com a oração e o sorriso que emprestou à Sua proximidade humana. Envolvidos pela Eternidade, em tudo teremos dificuldade em dizer o que for com pouco tempo. Será necessária a vida de cada um e de todos para, com Francisco, prosseguir no Caminho, na Verdade e na Vida.
Sobre Educação, Francisco disse-nos em palavras e gestos o que, uns desconhecendo e outros conhecendo, radica no mais profundo que somos e nos habita. A sua voz extrai e traz-nos as palavras que, por todos, querem ser ditas e escutadas.
Ousamos dizer, pois, que Francisco também foi professor de EMRC com recurso ao olhar centrado na educação poliédrica da Pessoa, estendendo as suas mãos a todos e com o coração entregue e descido até aos pés dos mais frágeis.
Ensinou a fazer caminho juntos, a progredir em processos construtivos e renovadores. Inspirou-nos a nós no exercício concreto de renovação dos nossos materiais didáticos, desde logo com o ensinamento da síntese dos princípios de que a realidade é mais que a ideia e o todo primeiro que a parte, entre outros. Daqui decorreu, intencionalmente, um olhar criterioso quanto:
- a conteúdos – o ‘nós’ prevalece sobre o ‘eu’: 1.º ciclo – Somos turma/grupo; 2.º Ciclo – Todos; 3.º ciclo - queremos saber, descobrir, ser…); no ensino secundário inspirou-nos a imagem do poliedro para melhor dizer e ensinar a verdade de quem somos e a realidade que nos circunstancia, sendo os alunos conduzidos a um aprofundamento da Verdade, envolvida na multiplicidade de linguagens, multifacetada nos rostos e poliédrica nos pontos de encontro e de relação (ver capas dos manuais). O questionamento é o caminho de quem procura, dos que se sabem buscadores e em caminho. Nos manuais, os ensinamentos de Francisco têm lugar, pelo menos, 225 vezes.
- à forma – com envolvimento e corresponsabilidade fomos chamados a fazer e construir juntos. Primeiro, porque a fragilidade e limitações do ‘eu’ requerem as dores e as alegrias do ‘nós’ para se reconhecer. Em segundo, porque só com a originalidade de cada ‘eu’ poderá emergir a criatividade e surpresa da beleza (re)criadora do ‘nós’.
Francisco deixou-nos a última aula: a do júbilo e da esperança, que sempre aponta o futuro, permanece e concede Paz, dom do Ressuscitado!
Com Francisco continuaremos o caminho como peregrinos de Esperança.
Abraço.
ACordeiro"
terça-feira, 22 de abril de 2025
A carta do Papa Francisco ao AEGCC
No momento em que vivemos a morte do Papa Francisco, em sinal de gratidão pelas suas palavras e gestos, queremos aqui recordar a carta que nos enviou em 2014, como resposta à mensagem que os alunos de EMRC do AEGCC lhe enviaram.
Carta do Papa Francisco causa alegria e emoção
Depois de um período de férias natalícias, eis-nos no início do segundo período, que queremos seja pleno de saúde, alegria e bons propósitos, para assim irradiarmos alegria e esperança - apelos que o Papa Francisco nos faz, para pormos em prática nesta bonita terra de Santa Maria; designação que ele dá, na carta que nos enviou, ao nosso Portugal.
Dado que a carta que este enviou ao Agrupamento, mais concretamente aos alunos de EMRC, chegou já em tempo de férias, os alunos só agora estão a vê-la e a tomar conhecimento do seu conteúdo - digamos que para eles foi a prenda do Dia de Reis.
Na generalidade, manifestam alegria e, diria mesmo, alguma emoção.
Estes mesmos sentimentos foram hoje manifestados por um pequeno grupo de alunos à Rádio Renascença, que também nos surpreendeu ao querer fazer uma breve reportagem desta bonita prenda com que Sua Santidade nos quis brindar a todos em tempo de Natal.
Também não podemos deixar de aludir e esquecer a admiração e alegria por parte da Direção do Agrupamento, de alguns professores e funcionários, que também eles foram partilhando esta boa notícia através do facebook.
Estes mesmos sentimentos foram hoje manifestados por um pequeno grupo de alunos à Rádio Renascença, que também nos surpreendeu ao querer fazer uma breve reportagem desta bonita prenda com que Sua Santidade nos quis brindar a todos em tempo de Natal.
Também não podemos deixar de aludir e esquecer a admiração e alegria por parte da Direção do Agrupamento, de alguns professores e funcionários, que também eles foram partilhando esta boa notícia através do facebook.
Ainda bem que as coisas boas se partilham e correm veloz. Como nos refere a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, a alegria renova-se e comunica-se.
A notícia em:
http://www.jornalaguarda.com/index.php/regiao/seia
http://www.educris.com/v2/
http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=31228&sec=7
terça-feira, 8 de abril de 2025
Ecos do 26º Encontro Diocesano Interescolas de EMRC
No dia 3 de abril de 2025 decorreu em Celorico da Beira o XXVI Encontro Interescolas, com o lema “EMRC, Âncora da Esperança”.
O Agrupamento fez-se representar por um grupo de alunos do 2º ciclo, acompanhados pela professora de EMRC, Isabel Almeida, e pelos professores Maria João Rocha e Vitor Almeida.
Contribuímos com o azulejo ilustrado com a temática “Âncora da Esperança”, tendo em vista a construção do mural.
Em tempo de Ano jubilar, como peregrinos de Esperança, com as nossas virtudes e fragilidades, queremos fazer caminho, na certeza de que com espírito colaborativo e a esperança partilhada, atingiremos os nossos sonhos com maior segurança, e ajudaremos a construir uma escola, uma sociedade melhor.
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Subscrever:
Mensagens (Atom)